Itália Toscana Montalcino


No sudoeste da Toscana perto da Umbria está localizado Montalcino uma cidade medieval como tantas que há nesta parte da Itália.  O que a diferencia das outras é que aqui a nossa rainha da Toscana não precisa  de acompanhantes para demonstrar toda o seu esplendor. Aqui não entram as castas bordalesas ou outras nativas.

O Brunello é feito 100% de Sangiovese, algo raro na Toscana. A família Biondi-Santi vem a quase um século produzindo e melhorando este que é considerado um dos melhores vinhos do mundo.

E assim o é porque a Sangiovese encontra em Montalcino as condições ideais para seu desenvolvimento. Incidência solar, clima, solo e altura perfeitas para o se pleno desenvolvimento, nos trazem um vinho caro, as vezes caríssimo, mas único.

O clima fresco e seco da região de Montalcino faz com que  a Sangiovese seja colhida mais tarde mantendo e aumentando as qualidades aromáticas e de sabores. Já disse outras vezes que a lenta maturação final dá ao vinho maiores condições aromáticas e de estrutura.

Desta maneira em Montalcino a Sangiovese não precisa da companhia de outras uvas para completar o vinho.

Agora são vinhos que necessariamente devem passar por longos períodos de hibernação, algo em torno de 8 a 10 anos para que possam ser domados os taninos e garantir ao vinho estrutura e elegância.

About these ads

5 pensamentos sobre “Itália Toscana Montalcino

  1. Tenho dois Brunellos na adega prontos para degustar quando for a hora. Foram comprados em Roma no ano passado. São da Abaddia Ardenghi, da safra de 2005 e está chegando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s