Itália Abruzzo


abruzzo

Abruzzo, centro da Itália, debruçada no Mar Adriático e terra de constraste. Podemos ir do litoral a mais de 2.ooo metros de altura em poucos quilômetros. No centro de Abruzzo está o topo dos Apenninos, aqueles mesmos onde estão os principais vinhedos da Basilicata e da Campania. Portanto região muito montanhosa onde encontramos vários micro-climas em face da altura em que estão plantados os vinhedos.

Em termos turísticos há escolha para todos os gostos. Vamos desde o litoral maravilhoso da costa Adriática até região de altas montanhas, a escolher.

Outra característica são centenas de pequenas vilas ao redor de medievais mosteiros e conventos que vão subindo os Apenninos.

No mundo do vinho os contrastes continuam. Abruzzo é uma espécie de divisão entre os vinhos do sul, suas uvas típicas e os vinhos do norte.

Mas não pense que Abruzzo não tem sua casta nativa, tem sim, a Montepulciano. MAS NÃO CONFUNDIR COM O VINHO PRODUZIDO EM MONTEPULCIANO, TOSCANA.

Os vinhedos são plantados perto do mar, o da foto fica na  localidade de Coline Teramane, feitos com a uva Montepulciano, casta tinta que produz desde vinhos ordinários até vinhos de grande qualidade, mais um contraste.

A Montepulciano é plantada no centro sul do país, mas ganha, em Abruzzo qualidade especial. Como a maioria das uvas tintas do sul da Itália, produz vinhos encorpados, tânicos  de cor profunda e aromas de frutos secos, ameixa, cereja e figos. Precisam de um tempo dormindo nas garrafas para que se possa apreciá-lo na sua plenitude.

Como disse, dependendo do produtor já bebi grandes vinhos como outros nem tanto.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s